Concepções de Educação e Sociedade | Período Histórico | Descritores ou características | Comentários |
Redenção | Séculos XVII ao XVIII | Educação como instância social voltada para a constituição da personalidade dos indivíduos, para o desenvolvimento de suas aptidões e para a formação de valores éticos indispensáveis à convivência social. A sociedade está formada por todos subsídios que a cabe , porém essencial é conservá-la e direcioná-la para o propósito da tendência. | A educação interfere na sociedade, em todos os âmbitos. E esta tem o papel de orientar, investir para adaptar o ideal da sociedade por meio da educação. Comênio o representante legal desta tendência, ele afirma que a sociedade será redimida através da educação das crianças e jovens. |
Reprodução | Século XIX -XX | A educação faz inteiramente parte da sociedade e unicamente a seu serviço. Reprodutivista,destinada a atendê-la. | A tendência analisa a prática pedagógica existente |
Transformação | Século XX | Educação como mediação de um projeto social nem reproduz mas serve de meio transformador. | Já a transformadora não coloca a educação a serviço, compreende educação dentro da sociedade com seus determinantes e condicionantes com propósito de democratização. |
Micaela Souza dos Santos
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