Postagens populares

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

RESUMO ANALÍTICO SOBRE O SUBTÍTULO “MUDANÇA E CONSERVAÇÃO”


SILVEIRA, Ricardo de Jesus. O que é movimento social? In:_. TOMAZI, Nelson Dacio et al. Iniciação à Sociologia. 2. ed. São Paulo: Atual, 2000. p. 223-229.


A idéia de ação coletiva, juntamente com a idéia de conflito, se constitui numa noção básica, ou elemento constitutivo de todo movimentos sociais. O movimento social se caracteriza por ser uma organização coletiva, que partem de uma determinada visão do mundo ou ideologia, com um projeto ou proposta de caráter ou ação conflitante dos agentes, que implica em uma mudança ou conservação da sociedade ou alguns aspectos dela, agindo assim, com certa continuidade, percebem-se então uma relação de poder, um jogo de forças, assim como comporta conflitos de interesses e antagonismo entre atores sociais.
Os Movimentos Sociais explícitos no episódio dos mutuários verificam-se as relações de poder, que tanto pode impulsionar a mudança na qual se exige reformas na legislação sobre financiamentos imobiliários, como também a conservação, ou seja, não provocam mudanças. Existem movimentos sociais que lutam contra a possível mudança social, como é o caso da UDR (União Democrática Ruralista). Isso mostra que alguns movimentos sociais podem protestar contra a transformação da sociedade, resistindo assim pela preservação da ordem estabelecida, a União Democrática Ruralista que é formado por proprietários rurais, desenvolveu uma grande luta contra a reforma agrária em oposição aos que na oportunidade lutavam para obter direitos constitucionais que lhes garantissem o acesso a terra para trabalharem. Em resposta, os denominados de “sem-terra” vêm sendo assumida por aqueles que se militam politicamente nos movimentos de aquisição da terra enquanto instrumento de trabalho. É os realiza por meio de uma ação nomeada ocupação da terra. São trabalhadores que desafiam o Estado, que sempre representou os interesses da burguesia agrária e dos capitalistas em geral lutam por um processo de mudança social que implica na construção de novos modelos organizativos na sociedade, sejam eles modelos totalmente diferentes daqueles anteriormente existentes, ou apenas uma reformulação daquilo que já existe.
Outro aspecto importante sobre os movimentos sociais é que não existem apenas movimentos de oprimidos, e outra é o caráter preventivo, que depende do grau de consciência.
De acordo com o paradigma histórico-estrutural, o movimento social prima pela tomada do poder, isto quer dizer que no caso da narrativa do episódio dos mutuários, os embates são fundamentais para a democratização do Estado, visto á da incapacidade do Estado de atender ás suas reivindicações, o que os leva a uma situação de carência, de necessidades não satisfeitas.
Para os autores culturalistas há uma influência na melhoria do sistema, com novos valores, e uma vez restituída a ordem quer pela ação da polícia quer pelo atendimento das reivindicações o equilíbrio social será recomposto dando curso ao seu processo de desenvolvimento. Qualquer que seja a abordagem todos deve ter um ponto em comum, é preciso que as pessoas se percebam como oprimidas, como grupos e classes com interesses comuns.
Podemos assim dizer que o movimento social palco de um conflito político e ideológico permitindo a construção dos elementos que impulsionam para um projeto utópico, qualquer que seja a forma de exclusão, ou sua natureza, se estrutural ou conjuntural o fato é que através do movimento há uma busca no combate à exclusão em suas múltiplas faces e a respectiva luta por direitos (civis, políticos, socioeconômicos, culturais e ambientais) e o reconhecimento da diversidade dos sujeitos sociais e das respectivas diversidades das idéias.
As ações coletivas dos moradores do conjunto habitacional identificam-se pela situação comum de opressão e tem o objetivo claro de não perder a casa, procurando algumas formas de desenvolverem estratégias de luta, ao procederem assim, os homens estão produzindo um movimento social e produzindo novas formas de superar as condições de opressão podemos conceituar o movimento social por ser uma ação conjunta de homens e mulheres, a partir de uma determinada visão de mundo, objetivando a mudança ou a conservação das relações sociais numa dada sociedade.  Enfim, o pensar e o fazer articulam-se definindo uma intencionalidade, um sentindo criativo.
Micaela Souza Dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário