Postagens populares

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Resumo: Pedagogia da Autonomia

 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa.
 30 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.148p.



Aborda, didaticamente, sobre a problemática da formação docente numa reflexão em favor da pedagogia da autonomia. Discorre refletindo sobre a formação docente e a prática educativa crítica se torna importante quando levado em conta as exigências da relação teoria/prática, e assim a construção e produção do saber. Trata sobre as práticas requeridas entre a docência e a discência enquanto prática formadora na inter relação entre ensinar e aprender, educadores e educandos. Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar– aprender deve-se trabalhar a rigorosidade metódica na produção das condições em que apreender criticamente é possível através de uma verdadeira aprendizagem, assim, transformando em reais sujeitos da construção e reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo. Ensinar exige pesquisa, ensinar exige respeito aos saberes dos educandos, levando em conta sua realidade concreta. Ensinar exige criticidade. 
Ensinar exige estética e ética, a prática formadora deve exigir a corporeificação das palavras pelo exemplo, na rigorosidade do ensino e na sua prática testemunhal. Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação. Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática docente. Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural e assim propiciar as condições de assumir-se como se social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos. Ensinar é uma especificidade humana e exige segurança, competência profissional e generosidade. Ensinar exige comprometimento. Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo e o professor deve se reconhecer agente intermediário desta conduta. Ensinar exige liberdades, na defesa de seus direitos em face da autoridade dos pais, do professor, do Estado.
 Ensinar exige tomada consciente de decisões, exige saber escutar, pois é aprendendo a dialogar, jamais seremos autoritários. Ensinar exige reconhecer que a educação é ideológica, no fundo a ideologia nos ameaças de anestesiar, a mente, de confundir a curiosidade, de distorcer a percepção dos fatos, das coisas, dos acontecimentos, sem reação crítica. Ensinar exige disponibilidade para o diálogo. Ensinar exige querer bem aos educandos, no sentido de ter um compromisso com os educandos numa pratica especifica do ser humano. Uma postura de um educador que ‘pensa certo’ é saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção, e não se pode assumir uma postura de clima democrático na escola por meios e caminhos autoritários, sem rigorosidade metódica. Ensinar exige consciência do inacabado predisposto á mudança, á aceitação do diferente enquanto ser cultural, histórico, inacabado e consciente do inacabamento da História, daí que insista tanto na problematizarão do futuro. Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado. Tenho sido sujeito no mundo ou apenas objeto? Ensinar respeito á autonomia do ser do educando, a sua curiosidade, o seu gosto estético, a sua inquietude, a sua linguagem entendemos então que só respeitamos se somos éticos, sem ética não há respeito, por isso é necessário que o educador reflita sobre a sua prática pedagógica e sejam sujeitos dialógicos. Ensinar é exige bom senso quando for exercer a autoridade de professor na classe e isso se deve á uma reflexão crítica permanente sobre a prática pedagógica, pios a prática docente é profundamente formadora, por isso, ética. 
Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos educadores. Ensinar exige apreensão da realidade ou a nossa capacidade de aprender. Ensinar exige alegria e esperança sendo um condimento indispensável á experiência histórica. Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível. Ensinar exige curiosidade. Após tecer vários comentários defini que é fundamental observar que a experiência discente é fundamental para a prática docente, na intenção de gerar a apreensão, compreensão, apropriação do saber problematizador a serviço do pensar, do decidir e do optar para a ação transformadora.
       Micaela Souza dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário