Postagens populares

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O brinquedo na Educação Infantil


O brinquedo pode ser usado em diferentes disciplinas que consistem o currículo da educação infantil.
 A educação infantil deve ser um ambiente especialmente criado para fazer desabrocharem todas as potencialidades da criança, e por esse motivo, devem ser oferecidos à criança, oportunidades de ser estimulada e motivada, no momento conveniente e respeitar o tempo necessário para ela amadurecer.
A alfabetização deve ser entendida, pois, como um processo que se inicia com a criança pegando, ouvindo, combinando, experimentando objetos, ou seja, interagindo com o meio ambiente social construído historicamente.
Portanto deve se situar o ato de brincar, tendo como fundamentação que o brinquedo não pode ser visto como um protótipo e forma predominante da atividade do dia-a-dia da criança.
Ao brincar a criança estimula a inteligência porque este ato faz com que a criança solte sua imaginação e desenvolva a sua criatividade, assim como possibilita o exercício de concentração, atenção e engajamento.
Deverá possibilitar subsídios aos professores, de como este deve trabalhar o brinquedo com crianças na educação infantil, pois dessa maneira o profissional educador que se dispõe a educar uma criança terá que conhecer e desenvolver todas atividades que irão facilitar a aprendizagem da criança enquanto ser em constante transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário