Postagens populares

domingo, 2 de outubro de 2011

Projeto “museu um espaço aberto para se conhecer”



A partir do projeto onde á uma visita ao museu, percebemos que hoje em dia, fala-se muito em interdisciplinaridade, a forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo, os passeios são formas de se ajustar as necessidades da educação. Para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências, e até mesmo da própria matemática. O importante é a escola se estruturar, não fazendo apenas mais um passeio, mas dando especificidade ao mesmo, através de uma proposta pedagógica que vise à integração do trabalho pedagógico à experiência concreta, vivida.
O diálogo entre a educação e a arte, entre a escola e o museu não só é possível, mas faz-se necessário se quisermos assegurar a competência de nossos alunos em face ao vale-tudo da cultura atual. A equipe pedagógica deve se reunir para discutir acerca dos objetivos da instituição, das intenções do educar dentro do espaço escolar, o que quer desenvolver, onde pretende chegar, que tipo de formação almeja para seus alunos e também para a comunidade. Os professores, já envolvidos com a proposta da visitação, poderão incluir em seus conteúdos didático-pedagógico a diversidade de temas, aproveitando o caráter multidisciplinar da atividade para alcançar resultados mais eficazes na aprendizagem dos alunos.
O museu é um espaço multidisciplinar de educação não formal, que revela grande potencial educativo ao proporcionar aos alunos contato direto com expressões materiais da cultura. Os alunos devem participar das discussões, levantarem as primeiras pesquisas, montar cartazes sobre os temas, fazerem uma prévia de conhecimentos sobre o projeto, a fim de orientá-los, prepará-los para o passeio e aguçar a curiosidade sobre o assunto. Dessa forma, não chegam ao local sem terem a mínima noção do que poderão aproveitar conhecer e aprender. Contar com a participação e envolvimento dos estudantes durante as discussões de um projeto pedagógico é fundamental, pois o trabalho deve se dirigir para o centro de interesse dos mesmos.
 Não adianta o professor ser autoritário e optar por levar um projeto pronto, seguindo um caminho que não seja apoiado pelos estudantes, pois corre o risco de que os mesmos sintam-se desmotivados e diminuam o empenho. Além disso, devem lembrar os objetivos do projeto, o que querem descobrir, onde pretendem chegar com os conhecimentos da visita ao museu, propondo a investigação, aguçando a curiosidade, conseguindo manter uma comunicação verdadeira acerca de um museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário